segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Materialismo Histórico na língua: A análise do Discurso de orientação francesa

A Análise do Discurso (AD) surge tentando dar conta o que Saussure teria excluído de suas análises: a história, o referente e o sujeito. Pensa-se num SUJEITO que é determinado pela ideologia; HISTÓRIA enquanto embate entre lutas de classes; já o REFERENTE é construído no e pelo discurso, ou seja, discursivamente.
Mas existem pelo menos quatro posicionamentos/modos de se pensar acerca do discurso:
  1. na linha de Pêcheux
  2. na linha de Foucalt
  3. na linha de Baktin
  4. na linha de Norman Fairdough

1. Parte da ideia que o discurso é determinado pela história. Esta relação não é vista de forma cronológica, mas sim como classes de pessoas que entram em embates, e como eles se inscrevem na história. Isso se dá pelo discurso e ideologia (estando estes dois elementos em íntima relação), sendo que este está marcado naquele.
2. Pensa nas condições de erupção do discurso/enunciado; as condições que faz com que algo seja dito num dado momento histórico, o que faz com que num momento da história um discurso/enunciado de maneira "x" ganhe um status, sendo caracterizado como verdade, p.ex.
3. Pensar como a lggm é o produto da interação de indivíduos, além de relacionar a ideologia, o indivíduo e a história.
4. Pensa como determinadas lutas sociais se materializam em práticas discursivas e sociasi, logo, em práticas linguísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário