quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Materialismo Histórico Dialético

Marx, precursor desta episteme, utiliza como base metodológica e teórica o materialismo econômico e polítco. Os economistas ingleses analisaram os processos civilizatórios, que tinha como base a "cultura erudita".
Esses analistas observaram que os produtores deveriam produzir mais excedentes de PRODUTOS, e que estes fossem consumidos. Assim, quebraria o sistema social que embasava-se no ESCRAVISMO, propondo a atualização para classes de pessoas CONSUMIDORAS e não produtoras.
Em meados de 1835, Marx instaura a ideia de MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO MHD).
Além dessa entrada econômica que Marx utilizou, ele buscou bases filosóficas para estabelecer o MHD. Marx coloca-se favorável ao pensamento que diz que o modo de vida que o indivíduo tem. o levará a pensar de tal modo.
Outro desdobramento filosófico foi pensar que todas as coisas que as pessoas tem, assim determina o indivíduo, mas não de forma obrigatória: uma ação gera um mundo mudado, e este gera uma mudança no indivíduo.
Quando pensas-se 'DIALÉTICA' deve-se pensar em 'relação estabelecida entre uma ponta e outra'. Já o pensamento sobre 'MATERIALISMO' advém do pensamento de que o que existe na nossa cabeça não nasce conosco, mas é construído no social, ou seja, nasce no mundo exterior, na matéria.
Para Marx, as pessoas só poderiam escolher as opções que a materialidade se põe, ou se mostra para cada um. Ou seja, a sociedade DETERMINA o sujeito e não o OBRIGA a ser algo ou a gostar de determinadas coisas.
Marx propõe que exista uma INFRA ESTRUTURA que seria o materialismo que faz manter algo ou a ESTRUTURA. Tal estruturação gera uma SUPER ESTRUTURA, ou seja, ter um 'esteriótipo' de alguma coisa, o modo de como algo é visto.
Isso tudo só advém porque existe uma base material para que a estrutura seja composta pela 'infra estrutura' e pela 'super estrutura'.
A teoria lgg entra no momento em que Backtin e seus 'discípulos' estudam a lggm de como os sentidos e a própria lggm nasce a partir das relações que se inscrevem entre dois sujeitos, logo, estudar as relações materiais que existem entre eles.

Dica: Clique no nome dos teóricos que são introduzidos no interior das minhas anotações e conheça um pouco mais de suas vidas e teorias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário