quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Gerativismo - Conceitos Fundamentais

Segundo Chomsky, "pai do Gerativismo", a lggm seria uma capacidade (faculdade) mental que todos os seres humanos, e somente a eles, que diferencia dos animais. Esta capacidade é INATA ao homem, tendo como característica principal reproduzir uma materialidade sem que hajanecessidade de "trazer" esta materialidade à realidade.
Isso poderia remeter da discursão de que os animais também poderiam fazer isso, contudo suas "lggns" são códigos que só poderão ser compreendidos sob a análise de sua totalidade, sem que houvesse segmentação.
Chomsku coloca o conhecimento da lggm como parte de nossa biologia, sendo comprovada na "fase da criatividade" em que as criaças podem criar palavras que nunca ouviram, mesmo sendo submetidas a dados rudimentares, aos quais os pais as expõem. Isso quebra a teoriade que só falamos porque ouvimos e conseguimos REPRODUZIR algo escutado.


COMPORTAMENTALISMO E COGNITIVISMO

Skinner acreditava que o empreendimento lgg seria de "fora para dentro", ou seja, só poderia ter a capacidade de lggm aqueles que recebessem ESTÍMULOS LGGS EXTERNOS (assim como eram os estruturalistas, segundo Blumfield).
Mas Chomsky o contrapõe quando declara que os estímulos externos são muito pobres, assim, as crianças só poderiam fazer/construir estruturas pobres (com sintaxes pobres, p.ex.). Por isso, mesmo recebendo estes estímulos pobres as crianças poderiam (e podem) criar sentenças complexas.
Já o COGNITIVISMO acredita que o ser humano não nasce como uma "caixa vazia" como teorizavam os comportamentalistas, de linha behaviorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário