segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Questões

1º. O programa de pesquisa gerativista assume como um dos seus pressupostos que a linguagem é uma capacidade inata dos seres humanos. Segundo os gerativistas, quais são evidências que sustentam esse pressuposto?

Segundo os gerativistas, existiria o PRESSUPOSTO DO INATISMO. Pressuposto que se embasa em três pilares:

A- Todos os humanos falam uma língua natural;

B- Todos os humanos possuem o mesmo grau de produção de fala.

C- Rapidez que a criança passa a dominar a gramática interna do seu sistema linguístico.

A partir disso entra-se no pressuposto proposto pelos gerativistas: a linguagem é uma realidade biológica, que se comprova pela evidência de doenças como AFASIA (doença advinda de lesões em regiões cerebrais responsáveis pela comunicação, interpretação, identificação e outros recursos que dependem diretamente da linguagem. Outro embasamento para isso seria que cada pessoa possui uma GRAMÁTICA UNIVERSAL interna, embasando-se nos universais linguísticos propostos e estudados por Chomsky (e trabalhados no último post).

 

2º. A linguagem humana, no entendimento de Noam Chomsky, baseia-se em uma propriedade elementar chamada propriedade da INFINITUDE DISCRETA. Explique o que vem a ser tal propriedade.

Segundo Chomsky, com um número limitado de elementos linguísticos é possível criar infinitas frases para transmitir o que precisamos. Mas isto não se limita ao nível frasal; pode ser extendido desde o nível fonético (com um número entre 30 e 60 fonemas qualquer língua consegue construir sequencias fonéticas e, posteriormente, palavras, frases…), morfológico, sintático… Assim, este é um forte argumento que só os seres humanos tem a faculdade da linguagem, cuja função foi descrita no enunciado acima e justifica a propriedade de INFINITUDE DISCRETA proposta e estudada por Chomsky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário