quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Linguagens humana e animal

Existe um limite entre os homens e os animais. Este limite seria a linguagem, contudo há quem declare que os animais possuem linguagem. Diante disso, alguns autores declaram que os animais possuam somente uma espécie de código de sinais, assim, uma aptidão para simbolizar, mas não faz com que estes códigos sejam entendidos como uma linguagem.


Um estudo analisando as abelhas concluiu-se exatamente disso: elas usam "danças" para transmitir a localização de novas fontes de alimentos. Assim podemos traçar algumas diferenças entre estes dois tipos de "linguagens" (do homem e das abelhas), como demonstrado no quadro abaixo:




Segundo Mattoso Câmara, o que deu início aos estudos da linguagem foram:

1) DIVISÃO DE CLASSES SOCIAS: marcam fronteiras sociais que marcam o que é "CERTO" e "ERRADO", o que geraria os estudos da gramática normativa.

2) CONTATO DE UMA SOCIEDADE COM UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: comparações sistemáticas entre as línguas em questão.

3) DIFERENÇA ENTRE FORMAS LINGUÍSTICAS DO PRESENTE E DO PASSADO: compreender textos escritos antigos, já obsoletos. A partir desse ponto de vista foram criados estudos filológicos.
Do tópico "1)" ao "3)", Mattoso Câmara dividiu em estudos Pré linguísticos.

4) DESENVOLVIMENTO NUM ÂMBITO MAIS AMPLO: mistura de Filosofia e Linguística. Estudos sob a ótica da LÓGICA.

5) DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA: pré disposição biológica da linguagem, contudo seja uma herança cultural. Neste ponto cabe entender o que seria herança cultural ou pre disposição genética.
Do tópico "4)" ao "5)" Mattoso divide em estudos da Paralinguística.

6) PERCEPÇÃO DE SOCIEDADE HUMANA COMO OBJETO HISTÓRICO: é considerado que a linguagem é algo histórico.

7) FUNÇÃO SOCIAL: caracteriza um estudo descritivo da linguagem.
Os tópicos "6)" e "7)" constituem o "âmago" da linguagem. Esta proposta encabeça os estudos linguísticos; deste ponto de vista, toma-se a linguagem como traço social e histórico: em "6)" explica-se a origem da liggm e em "7)" explica-se a função da lggm. Assim, explicam-se e "aplicam" os estudos lggs.


Obs.: As abreviações "lggm" (linguagem), "lgg" (linguística), e "lg" (língua) são adequações minha e remanejada às minhas anotações e linhas de estudo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário